2008-03 Vamos Trabalhar Isso

“Vamos Trabalhar Isso”
Por Ocimar Camerlengo / Revisão e apresentação Jeser Madureira

Coisas da inter-net....
Este é um currículo bem diferente, acho que voce deveria usar como sugestão...
(Repassando conforme recebido) 
CURRICULUM  VITAE
· Já dei risada até a barriga doer, já nadei até perder o fôlego, já chorei até dormir e acordei com o rosto desfigurado.
· Já fiz “cosquinha” na minha irmã só pra ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela.
· Eu já fiz bola de chiclete e “melequei” todo o rosto, já conversei com o espelho, já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
· Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
· Já passei trote por telefone, já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
· Já roubei beijo, já fiz confissões antes de dormir num quarto escuro pro melhor amigo.
· Já confundi sentimentos, peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
· Já raspei o fundo da panela de brigadeiro, já me cortei fazendo a barba apressado e já chorei ouvindo música no ônibus.
· Conheci a morte de perto, e agora anseio por viver cada dia.
· Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
· Já saí pra caminhar sem rumo, sem nada na cabeça, ouvindo estrelas.
· Já corri pra não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
· Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já me joguei na piscina sem vontade de voltar, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
· Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
· Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
· Já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade, já roubei rosas num enorme jardim.
· Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um "para sempre" pela metade.
· Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir.
· Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados, guardados no fundo do coração.

E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
"Qual sua experiência?"
Essa pergunta ecoa no meu cérebro:
"Experiência... experiência..." Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência?
“Experiência... Quem a tem se a todo momento, tudo se renova?”

Toda dificuldade ou obstáculo em nossa vida tem a função de nos alertar, nos ensinar ou simplesmente nos fazer parar por um instante.

Muitas vezes por não podermos mais sustentar a imagem que criamos de nós mesmos, tudo parece desmoronar no momento em que a vida se dispõe a nos colocar nos trilhos novamente.
Todos nós acumulamos informações e experiências em nossa infância, através da educação ministrada por nossos pais, professores, amigos, namorados e a sociedade como um todo.
Criamos um personagem adequado e tocamos a nossa vida, o problema é que muitas vezes este personagem é tão distante da nossa verdade interior, é tão diferente da nossa alma que sofremos e nos machucamos para manter esta “fachada”....

Quanto maior a distância entre a sua verdade e o personagem criado, maior é o seu desgaste e consumo de energia para sustentá-lo.
Os conceitos de moral, de comportamento são os piores fatores de distanciamento.

Existe um modelo pré-estabelecido de como devem ser os filhos, os maridos, as esposas, os amigos, os funcionários, os chefes que muitas vezes tudo isso acaba perdendo autenticidade e espontaneidade.
Você passa a ser extremamente exigente com você mesmo não se permitindo errar, não se permitindo perder, não se permitindo fracassar, não se permitindo dar uma bola fora como dizem por aí, pisar na bola, fazer uma burrada, cair em tentação. Nestes momentos você sai fora do padrão do “certinho” do “bonitinho” do exemplo, do modelo e perde o seu lugar na sociedade.
Muitas vezes o seu aparente fracasso era somente a sua verdade vindo à tona, era a vida te dizendo: “Olha ! já que você não toma uma atitude de retomar a sua verdade, já que você insiste em continuar fingindo de fortão, infalível, de sabe-tudo de viver um personagem tão distante da sua verdade, vivendo o que você acha que seria adequado e não o que você é de verdade, excluindo a sua verdadeira essência, se modificando o tempo todo, não entendendo que isso é a pior maneira de se desvalorizar, então eu vou te ajudar a recuperar a sua integridade e te ensinar um novo caminho para a sua realização verdadeira.”.....
Neste momento acontecem algumas reviravoltas na nossa vida, o desemprego pode ser uma destas situações, pode ser uma separação, um outro rompimento qualquer, uma grande perda que vai fazer você retroceder, abaixar a bola, admitir a sua verdade e recomeçar.
Já parou pra pensar na quantidade de pessoas que perdem tudo do dia para a noite?
Um amor, um emprego, um ente querido, quanta decepção acontece a todo instante?
Pois é, será que Deus é injusto e se dispõe a punir as pessoas, castigá-las?
Eu sinceramente não acredito nisso, eu não acredito no conformismo do karma, de que tudo estava escrito no livro do destino, não acho que tudo o que nos acontece seria uma simples conseqüência.
Eu acredito em personalidade, eu acredito em experiência, eu acredito na eternidade do espírito que se transforma a todo instante.
Eu acredito em responsabilidade e na bondade de Deus, que mesmo no momento de perda está nos mostrando o quanto estamos distantes Dele em nós.


Será que o desemprego que se instalou na sua vida não está enquadrado neste perfil de situação? Será que você não precisa rever os seus limites e reconhecer a distância que havia entre a sua verdade e o personagem “funcionário” que você criou? Será que esta situação não desencadeou um processo de recuperação da sua integridade?

Assim, um retrocesso deve ser aceito, uma modificação no seu padrão de vida, uma reformulação dos seus gastos e talvez até, de uma maneira mais profunda, envolvendo uma alteração dos objetivos profissionais procurados.
Voltar um degrau, aceitar um cargo inferior, aceitar um trabalho qualquer, uma remuneração menor, se entregar com coragem ao seu novo caminho de aprendizado do que é valorização na sua vida.

Assim, como Deus não age para os homens, mas através deles, você poderia estar perdendo a oportunidade de se encontrar com pessoas ou situações que poderia te colocar num patamar muito mais alto do que aquele que você estava antes de perder o seu emprego.

Tudo isso pra mostrar a você que todas aquelas situações tão pequenas e tão presentes na vida de qualquer pessoa, como exemplos de muitas outras que não foram mencionadas, formaram a pessoa que você é hoje.

Todas as emoções e sentimentos que envolveram todas as situações de sua infância e adolescência resultaram no que você é hoje.
Sua personalidade, sua essência, acompanha sua alma desde muitas encarnações, existem particularidades desta alma que não se alteram com o passar das vidas, a alma se aprimora a medida que aprende, porém a sua personalidade, o seu “jeitão” não se modifica. Estas pequenas situações que aconteceram dentro da memória desta vida, são suas experiências.

Quando se procura um trabalho, levamos em nossas mãos um documento que contém nosso histórico profissional e educacional, um portifólio, uma relação de trabalhos, uma carteira de clientes... enfim algo que conte um pouco da sua história.
Acontece que, estas informações contém um anexo invisível que só a alma de quem vai ler consegue perceber. Esta leitura se dá no inconsciente.
Então, qualquer informação profissional a seu respeito, por melhor e mais completa que seja, ou o contrário por menor que seja, por menos conteúdo que tenha você deve ter a certeza de que existe algo mais sendo avaliado.

O seu otimismo, o seu bom astral no momento em que você entrega um currículo ou o coloca no correio, os bons pensamentos e sentimentos, tudo o que você está pensando ou sentindo neste momento vão estar dentro do envelope também.

Já participei de vários processos como selecionador, e vivi experiências muito interessantes nesta área, muitas vezes um processo de seleção não obedecia uma ordem natural das coisas, as escolhas aconteciam realmente por acaso. Houve uma vez em que até a pilha de currículos acabou caindo e misturando todas as pessoas, alterando a ordem dos papeis. Tem momentos em que fica claro que existe uma escolha do “astral” trabalhando junto.


Não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo.
O candidato deve definir seu objetivo, ressaltar suas principais habilidades e resultados e adaptar o currículo ao possível empregador.

Cuidado com erros de ortografia e gramática, particularmente quando o currículo for apresentado em outra língua. Assim que você definir seu objetivo, terá condições de elaborar um currículo dirigido às suas necessidades e expectativas. Lembre-se: tanto você quanto o mercado mudam; logo, não basta incluir algumas informações e se contentar com a forma de seu currículo.

Se você possui um currículo, ainda que antigo, ele servirá como primeira fonte para seu novo currículo. Este é um momento importante na sua trajetória profissional e você deve dar importância a todos os aspectos.              
Um currículo é como um cartão de visita.
O currículo desempenha o papel de seu "cartão de visita", da sua "apresentação impressa". O currículo representa a primeira imagem que a empresa terá de você.

Você precisa dedicar uma atenção especial ao currículo, o seu cartão de visitas.

Elaboração do Currículo (Carta de apresentação profissional / Empresa)
O mercado profissional sofisticou-se e aprimorou seus métodos, já que a mão-de-obra especializada também se valorizou.
A leitura de currículos é uma das primeiras fases importantes do processo seletivo, assim, num currículo extenso, onde as informações estão exigindo um esforço adicional por parte do leitor, faz com que ele tenha tendência a descartar o candidato.
Os currículos atualmente possuem as seguintes características básicas:
- No máximo 2 páginas.
* variam de acordo com a extensão da experiência do candidato ou da necessidade de inclusão de itens técnicos, por exemplo.
- Algumas sugestões:
a. Nome completo do profissional - preferencialmente no alto da página.
b. Endereço residencial completo - não esquecer de números como CEP, DDD, e caso não tenha telefone, coloque o número para recados e o nome da pessoa que irá ser responsável pela comunicação.
c. Dados pessoais - Exemplo: Brasileiro, casado, 1 filho, 30 anos.
d. Objetivo - Este item merece uma atenção especial, pois além de escrever o cargo que se pretende ocupar, deve-se enfatizar a área de atuação do profissional.
e. Formação e cursos de aperfeiçoamento - Neste item o importante é o nome do curso e a instituição em que foi realizado. Os cursos de aperfeiçoamento devem seguir a mesma regra, tendo, porém, o cuidado de não serem relacionados cursos em excesso ou fora do perfil profissional.
f. Idiomas - Caso o profissional conheça algum, ele deve ser mencionado com o grau de conhecimento.
Inglês - Nível básico.
g. Experiência profissional - Inicia-se a descrição pela mais recente, contendo:
¨ Ano de entrada e saída ¨ Nome da empresa
¨ Cargo ocupado
Uma breve descrição da atividade desenvolvida e dos resultados obtidos é necessária para que não surjam dúvidas quanto ao perfil.
Procure colocar as informações por ordem de importância.
Use tipos diferentes de letras para evidenciar em cada empresa o que for mais importante.
Procure escrever o suficiente para informar e despertar o interesse.
Faça tudo tendo em vista direcionar seu currículo para o objetivo profissional que você traçou no começo.
Seja sucinto, claro, objetivo, mas completo nas informações relevantes.
h. Fonte de informações
Um dos objetivos do currículo é constituir uma fonte de informações sobre você.
Procure colocar-se no lugar de quem estará lendo o seu currículo e identifique até que ponto ele traz informações importantes e concretas sobre você e seu histórico profissional.
Importante: Todos os dados do currículo devem ser precisos e verdadeiros, pois muitas empresas checam as informações na entrevista. Informações agressivas ou pouco éticas não devem ser usadas.

NOTA: as orientações acima são válidas para autônomos, profissionais liberais, empresários, estagiários, etc. Apenas o público alvo, e a forma de apresentação, é que muda. Por exemplo: um profissional liberal que busca apresentar seus produtos e serviços, procurará ser mais sucinto (p.e. em um folheto de propaganda) mas irá destacar seu diferencial como profissional e sua experiência.

Refaça o seu currículo, escolha um momento em que você realmente esteja de bem com a vida, de bom humor, se amando de verdade, siga as instruções acima, seja sucinto e seguro, não tenha medo de falar de menos, escreva o que você realmente é.

Exercício 2
Você aceitaria um trabalho inferior ao que você tinha antes/agora?


 
Você seria capaz de reavaliar as suas capacidades e reconhecer que a vida pode estar te ensinando  a buscar a sua verdade e abandonar algumas máscaras?


Você acha que “baixar a bola” seria algum demérito?

Refaça o seu currículo, escolha um momento em que você realmente esteja de bem com a vida, de bom humor, se amando de verdade, siga as instruções da apostila, seja sucinto e seguro, não tenha medo de falar de menos, escreva o que você realmente é, e me entregue, vou avaliar e mandar sugestões para você.

Comentários