2008-04 Vamos Trabalhar Isso


“Vamos Trabalhar Isso”


Por Ocimar Camerlengo / Revisão e apresentação Jeser Madureira


 


Nem sempre nossa falta de emprego, ou a insatisfação com ele ou as nossas inquietações com nossa área profissional, estão no rol das nossas maiores dificuldades neste momento. A questão é que a valorização, organização, agradecimentos e reconhecimentos de todas as nossas bem-aventuranças estão relacionas com vários setores da nossa vida. O que eu quero dizer é que pode haver uma razão pela falta de emprego caminhando escondido em outros setores da sua vida.


 


O símbolo deste trabalho é este. Uma estrela de cinco pontas. Cinco requisitos fundamentais para a perfeita harmonia da vida de cada pessoa.


 


A estrela representa o ponto de equilíbrio e interdependência de cinco divisões da nossa vida.




1) Saúde    2) Finanças     3) Trabalho     4) Relacionamento      5) Espiritualidade


 


Como na figura da estrela, se um dos pontos estiver mais ao centro ou mais distante, a estrela perde a sua estabilidade e fica disforme. O seu progresso como ser humano, depende destes cinco pontos estarem em equilíbrio.


 


Sua saúde representa o reflexo dos seus pensamentos e do seu padrão mental em seu corpo físico. Padrão mental são estruturas de raciocínio que obedecem sempre a mesma seqüência, são pensamentos tão enraizados e tão freqüentes que já fazem parte do seu corpo espiritual, da sua aura como um tumor, um cálculo, uma insuficiência respiratória ou cardíaca uma hérnia, uma gastrite e vários outros distúrbios como obesidade descontrole hormonal etc – tudo começa na sua aura e passa para o seu corpo físico. Se você não estiver em harmonia física e intelectual com os outros quatro pontos você pode estar doente ou “encubando” uma doença futura.


 


Suas finanças estão relacionadas com a sua saúde mental, sua defesa pessoal, sua integridade e segurança, seus esforços em manter a sua auto-estima, criando imunidade a sua volta e por conseqüência evitando perdas e mutilações. Seu senso de proteção e consciência da necessidade de reservas são reflexos do seu instinto de auto-preservação, fazem com que seja um combustível para que os outros quatro pontos trabalhem sincronizados criando esta situação de proteção que é tão necessária a todos neste Universo.


 


Seu trabalho é o veículo que a sociedade criou desde o inicio dos tempos para suprir suas necessidades materiais e espirituais. Através da troca, tudo se comercializa, tudo se transfere de uma mão para outra – O trigo é colhido por uma mão, é beneficiado por outra, é comprado por outra, é utilizado para fazer o pão por outra que é comprado pela primeira com o dinheiro que ganhou do beneficiamento e assim a segunda também poderá comprar o seu pão e assim sucessivamente em todos os setores e com todos os tipos de produtos. O trabalho existe pelo simples fato de que todos necessitam de todos – ninguém poderia fazer ou produzir tudo o que necessita – sempre haverá a necessidade de que todos juntos, cada um com sua especialidade, alimente o outro para que todos sobrevivam.


 


 


 


Os relacionamentos são necessários para que ocorram as trocas não só de produtos, mas também de pensamentos e idéias. A mente coletiva que abrange todos os pensamentos, conhecimentos e idéias é imensa, infinita. Contém todo manancial da bondade de Deus dentro dela, todas as ferramentas e possibilidades, todos os caminhos e soluções, todos os níveis de sabedoria estão disponíveis a todos, porém cada um tem a sua capacidade individual de envolvimento e compreensão desta mente coletiva, obrigando-nos a nos relacionarmos com as pessoas a fim de que possamos trocar e complementar nossas impressões do funcionamento do Universo e muitas vezes, isto nos causa tanta admiração e tanta sede de saber e conhecer da capacidade de uma pessoa especifica, que ocorrem o amor e a paixão, o desejo de se envolver com aquela pessoa e beberem juntos das mesmas fontes de saber. O que ocorre muitas vezes é de pessoas que não conseguem atingir um envolvimento de sabedoria com esta mente coletiva e se utiliza de um refém escolhido transformando esta pessoa em um veículo aleatório e juntos acabam bebendo de fontes que podem ser prejudiciais para as duas partes, e transformando a vida em sofrimento para ambos. Da mesma forma que ninguém é capaz de produzir todas as sua necessidades os conhecimentos também obedecem a mesma lei que obriga os homens a transmitirem idéias e conhecimentos através dos seus relacionamentos. Cada um respondendo por sua capacidade de acesso.


 


E por fim a Espiritualidade, que nada mais é do que a consciência de que você não é só o seu corpo e de que você só atinge a tal mente coletiva se sair de dentro da pedra do mundo físico. A sua vida espiritual cria facilidades de comunicação com outras inteligências. Todos nós temos capacidade de nos estendermos além do nosso corpo em diferentes graus, cada um tem sua capacidade individual que varia de acordo com seus sentimentos, conhecimentos intelectuais e experiências cósmicas e cármicas diferentes. Espiritualmente você pode se impor ou se afastar de qualquer situação de acordo com a sintonia dos seus pensamentos, de acordo com a sua saúde mental, de acordo com a sua integridade, de acordo com sua compreensão da mente coletiva, de acordo com o seu envolvimento e responsabilidade de dividir conhecimentos e sentimentos. Na espiritualmente você poderá mostrar, através de suas vibrações, todo o seu ser, quem é você de verdade e poderá conquistar qualquer coisa do Universo. A espiritualidade é o veículo que Deus se utiliza para atingir todos os homens, Deus só age através da espiritualidade das pessoas.


Deus só age através dos homens.




Veja o quadro anexo e qualifique em ordem de importância cada tópico.


Coloque em ordem numérica todos os itens de cada quadro:


 




A sua estrela de cinco pontas será formada pelos itens que você classificou como mais importantes, ou seja os cinco primeiros itens de cada elemento:














































Área


1


2


3


4


5


Saúde


 


 


 


 


 


Finanças


 


 


 


 


 


Trabalho


 


 


 


 


 


Relacionamento


 


 


 


 


 


Espiritualidade


 


 


 


 


 


Estes itens formam a sua meta de sucesso na vida. E também, qual a trajetória para chegar até ela, que será a ordem de classificação dos outros 19 itens.


Significa que você tem que passar por todos os anteriores da sua primeira escolha.


A intenção deste trabalho de classificação é fazer você se conhecer, é te colocar contra a parede e te fazer escolher o que está em primeiro lugar na sua vida. Sua mente trabalha com informações claras e objetivas. Se alguém perto de você gritar FOGO !  sua mente te prepara para olhar para a saída mais próxima e te preparar para fugir. Sem questionar, num primeiro impulso ela te deixa em estado de alerta. Se você está em dificuldades e precisa de uma decisão, esta decisão deve ser limpa, inteira, concreta, com detalhes, e principalmente, totalmente sem algum tipo de impedimento.


Os impedimentos podem ser os medos da responsabilidade. Muitas vezes você deseja uma promoção, mas no seu íntimo existe um questionamento....e se eu conseguir, como vou fazer? será que eu consigo ter um bom desempenho?.....e se  errar ?


Com um novo emprego pode acontecer a mesma coisa, pode haver algo no seu interior que te impeça de querer aquela colocação de verdade.


Então, agora precisamos estudar quais são os seus medos.


O que te impede de ter sucesso na vida??


¨       Medo de perder o emprego, pode ser gerado por outros medos básicos, como o medo de ficar sem dinheiro.


¨       Medo de ficar sem dinheiro, é o medo de perder a valorização. De que forma já se desvaloriza ? Mostra o recalque do entusiasmo de ter prazer consigo de se si mesmo.


¨       Medo de perder a reputação, provocado pela nossa vaidade. De que forma você já se desclassifica ? Recalque do entusiasmo do prazer de ser si mesmo.


¨       Medo de parecer ridículo, vem da vaidade, da pretensão de querer ser o que não é.De que forma você já se ridiculariza? Recalque do entusiasmo do prazer de ser si mesmo.


¨       Medo de perder a proteção da empresa ou da família, medo do desamparo ou medo de solidão, tudo isso é gerado pela nossa insegurança, de quem não se segura em si mesmo, no seu bom senso. De que forma você já se desampara ? Recalque do entusiasmo do prazer de sentir por si e de se guiar por si.


¨       Medo de perder o sossego, provocado pela auto-perseguição. De que forma você já se atormenta? Recalque do entusiasmo de  deixar fluir, do prazer de sentir e ser espontâneo.


¨       Medo de ser roubado, seqüestrado, abusado, gerado pela auto-deploração. De que forma você já se deplora e abusa de você ? Recalque do entusiasmo do prazer de deixar ser si mesmo, da liberdade para gozar.


¨       Medo de falar em público, Constrangimento, De que forma você já se constrange? Ou de que forma você se super protege ? Ou de que forma você se oprime? Recalque do entusiasmo do tesão de se expressar.


¨       Medo do fracasso, é gerado pela vaidade. De que forma você já reduz o seu potencial e se limita ? Recalque do entusiasmo do tesão de saber fazer as coisas por si.


¨       Medo de cometer erros, devido a auto-deploração. De que forma você já erra com você? Como você se condena, se recrimina e se pune ? Recalque do entusiasmo da curiosidade de descobrir o novo.


¨       Medo de ser passado para trás, vem da auto-deploração. De que forma você já está se pondo para trás? Recalque do entusiasmo do tesão de ser ousado e da liberdade de seguir para onde quer.


¨       Medo de perder a promoção, vem da crença em perdas, auto-piedade e desvalorização. De que forma você já se desclassifica e se vira contra si?   Recalque do entusiasmo de curtir os seus talentos.


¨       Medo de não ser mais considerado capaz, habilitado para o cargo, medo da impotência, medo de não corresponder às expectativas, vêm do exagero em termos de expectativas, de querer ser maravilhoso em tudo. De que forma você já neutraliza as suas capacidades ? De que forma você está se oprimindo? Recalque do entusiasmo da liberdade de fazer o que se tem vontade.


¨       Medo de não dar conta do recado, devido a insegurança. Você já se recalca e não liga para si mesmo. Recalque do entusiasmo da liberdade de criar e ser original.


¨       Medo de assumir cargos de liderança ou do poder, vem da auto deploração, da agressividade voltada contra si. De que forma você já se nega o poder e se massacra? Recalque do entusiasmo da agressividade ou capacidade de se impor ao mundo.


¨       Medo de assumir responsabilidades, devido á irresponsabilidade. De que forma você nega o seu poder e se trata como criancinha? Recalque do entusiasmo da ousadia e do prazer de fazer por si.


¨       Medo de autoridades e de pessoas em cargos superiores, vem da vaidade de ser bonzinho, da falsa modéstia. De que forma você se inferioriza? E de que forma você é autoritário com você? Recalque do entusiasmo do prazer de exercer poder no mundo ou agressividade.


¨       Medo da riqueza, da prosperidade e do sucesso, devido a preconceitos religiosos, auto desvalorização, mesquinhez, pobreza de espírito. Está sempre relacionado a outros medos.


¨       Medo de ser dominado, vem do dominador em potencial, do super controlador, dos delírios de grandeza, do complexo de inferioridade. Você se inferioriza, se super controla e se super protege. De que forma você já faz isso tudo ? Recalque do entusiasmo do prazer de se deixar ser.


¨       Medo de não ser valorizado, pois você já se desvaloriza. De que forma você já faz isso? Recalque do entusiasmo do prazer de ser si mesmo.


¨       Medo do futuro ou do desconhecido, vem da fuga do confronto com a realidade. De que forma você já está fugindo de ver a sua verdade agora? Recalque do entusiasmo da curiosidade e do prazer de conhecer o novo.


¨       Medo de dirigir a própria vida, decorrente da infantilidade. De que forma a sua vida já está sem direção ? Como você desvaloriza o seu bom senso? Recalque do entusiasmo da vontade de fazer o que quer.


¨       Medo de ter medo, vem da vaidade. De que modo você nega a necessidade de se confrontar? Recalque do entusiasmo da liberdade de ser si mesmo.


¨       Medo de críticas, é o criticismo em alto grau. De que forma você vive se criticando? Recalque do entusiasmo da curiosidade e do prazer de discernir ou de sentir com seus próprios sentidos.


¨       Medo da inveja dos colegas, é comum no invejoso, frustrado e dissimulado. De que forma você se frustra e esconde o resultado de você? Recalque do entusiasmo da ousadia para fazer o que tem vontade.


Marque com “X” os seus medos, reflita sobre eles e sobre as causas. Procure em você o reconhecimento dos motivos de estar em desarmonia com o universo.


Comentários