36 anos! Nossa como vôa!

Completei 36 anos. É bastante, mas é só metade, considerando a expectativa de vida do ser humano.
Considerando a minha expectativa é muito menos do que a metade.
Quero morrer de velhice, mas muita velhice!


Gráfico 1 - Expectativa de Vida, em anos:
azul = Mundo; marrom = América Latina; vermelho = Países mais desenvolvidos; verde = Países menos desenvolvidos; amarelo = Brasil. Fonte: ONU.


Gosto de relembrar as origens da comemoração do aniversário e dos costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas. Nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias (não relacionado ao Natal, mas à data do nascimento) tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

Gosto de imaginar que seja assim. Há uma perspectiva diferente e positiva quando olhamos nossa própria vida de forma mística ou mágica.
Passamos nossos dias, e nosso ano, buscando melhores empregos, melhores rendas, melhores relacionamentos, melhores roupas, melhores celulares, melhores TVs, e tudo o que nos é apresentado como "revolução" ou "melhor". "A horta do vizinho sempre é melhor que a nossa!" diria o ditado.
Mas ao celebrar mais um ano de buscas do que é melhor, é possível avaliar o que nós mesmos temos de melhor. Olhar pra si mesmo. Para nosso íntimo. Avaliar nossa consciência. Avaliar nossos atos, pensamentos. Avaliar nossos comportamentos. Nossas crenças. Nossa fé.
Fé em tudo, fé em si mesmo.
Engraçado, pois ao agradecer um amigo os parabéns, respondi: "Sei que não sou o melhor dos amigos, mas sei que tenho o melhor deles."
E expandindo esta auto-avaliação, eu poderia me avaliar, como filho, como irmão, como marido, como pai, como funcionário, como aluno, como chefe...
Mas não querendo me menosprezar ou desvalorizar. Não, de jeito nenhum. Mas para poder melhorar!
Dar valor a cada um que me rodeia. Aqueles que me fizeram chegar até os 36 anos.
Meus pais, minha esposa, meu filho, meus irmãos, meus professores, meus amigos, meus chefes, meus colaboradores, meus alunos... Cada um é parte de mim, através do seu melhor. Nunca na minha vida carreguei comigo os defeitos das pessoas (já tenho os meus, e são muitos...) mas sempre o que elas tem de mais precioso e belo. É por isso que as valorizo tanto. Quanto melhores aqueles que estão ao meu redor, melhor eu poderei me tornar!
Somos um único ser divino. Nos completamos. Com humildade.
Hoje comentei com minha esposa: "As pessoas vivem em luta, porque querem ter razão - NUNCA ninguém está com a razão, pois o ponto de vista sempre é diferente..."
E como falei para meu grande amigo: "Entre ter razão e ser feliz, escolho a felicidade!"
Obrigado a todos por me acompanharem até aqui, e se preparem pois o caminho ainda é longo!
Fiquem com Deus!
Jeser Madureira

Comentários